muxx


o que será
June 13, 2007, 6:47 am
Filed under: CULTURA, EAST TIMOR, OECUSSE, TIMOR LESTE | Tags:

traditional tatoo near citrana

foi o que me perguntei quando tirei a fotografia. passei a tarde a retratar familiares desta senhora, todos cheios de cores garridas, vestidos de tais, sentados num palanque debaixo da casa principal a mascar o betel e de repente, depois de admirar a espécie de totém que marcava o meio da aldeia viro-me para a esquerda e fica a cara dela em foco. olhei-lhe para o queixo e lembro-me de pensar “meu deus!!” deslumbrado com a intensa noção de que estava longe de tudo. nunca até aí as tatuagens faciais me apareceram como desenhos complexos. Aliás, a maioria das vezes pareciam-me pictogramas bastante simples. Tenho pena de aquele momento não se repetir e de nunca ter conseguido descobrir o que significavam as tatuagens. Esta senhora não falava nenhuma língua que eu conhecesse, morava numa mini aldeia no cimo de uma colina, a menos mini aldeia mais próxima era a de Oelnanoe no Oecusse e eu só lá estava para perguntar ao chefe – com a ajuda de um intérprete de Tétun – Baikeno/Meto – se notava melhoras na produção agrícola e na reflorestação graças ao trabalho conjunto com a nossa organização. perguntei a seguir, tentando não parecer demasiado curioso ou cair na tentação mal ela aparece, mas ninguém me soube explicar o que eram estes desenhos que abundam pelas caras enrugadas do interior o enclave. pelos vistos foi-se o entendimento do significado e ficou o simbolo, ou talvez não me tenham querido dizer. esta senhora faz parte do enorme grupo da população que deve entretanto saber muito muito pouco do que se passou em dili durante o ano passado. só para os lembrar


4 Comments so far
Leave a comment

O teu blog já está nos meus favoritos e é de consulta diária obrigatória!Tenho seguido as tuas “aventuras” com muito interesse, sempre curioso de conhecer a próxima. E as fotos que tens publicado são simplesmente espectaculares! Grande abraço

Comment by gonças

Nao sera apenas falta de um… guardanapo?

Comment by T.

T. és um parvo, ou então falta-te um guardanapo para limpar o écran.

Comment by mmux

Adorei o blog de vocês, parabéns!!! nota 10! Se puderem visitar meu site sobre regressao a vidas passadas ficarei muito grato http://www.espacoauryn.com . Abraços

Comment by Hugo




Leave a Reply

