muxx


mobil mate hela
June 15, 2007, 4:27 am
Filed under: EAST TIMOR, TIMOR LESTE | Tags:

ka la’e iha linea, halo favor dere oras tan. o telemóvel está desligado ou está fora da área de cobertura, por favor tente mais tarde” fico encantado de imaginar que alguns que leiam isto o façam a imitar o tom de voz e a cadência de uma mensagem tão familiar. a esses queria contar que mudaram a senhora que todos nós conhecíamos tão bem. normalmente dizia-me esta frase umas 5 a 15 vezes por dia, fosse porque realmente estava a ligar para alguém com o telemóvel desligado ou que tivesse ido passar o fim de semana a tutuala, fosse porque ela decidia dizê-lo mesmo que não fosse inteiramente verdade que o número marcado correspondesse a um aparelho desligado ou sem rede. era uma senhora de caprichos e algumas das vezes bastante teimosa – lembro-me de em Maio e Junho do ano passado a ouvir repetir esta frase tantas vezes que ainda hoje me pergunto como a coitadinha terá conseguido manter a doçura no tom de voz, era repetitiva, monótona, aborrecida, às vezes, contudo, bastante conveniente.


6 Comments so far
Leave a comment

Lindo, antes so nos entendiamos agora e a maioria que entende e muitos de nos responde – Que???

Comment by eu nao

Olá, vim parar ao teu blog para conseguir ver umas fotos do Gaspar, porque a nossa amiga está tão entretida no seu novo papel de vóvó (quê? quem?) que não faz mais nada.
Parabéns pelo blog. Textos muito bons e fotos ainda melhores. Se forem precisas algumas explicações de História (preferencialmente com o seu quê de absurdo) estou à disposição.
Beijinhos e boa estadia em terras de Lorosae

Comment by Tuareg da Margem Sul

Sem querer ser demasiado picuinhas, a senhora não dizia “bere oras tan”, mas sim “dere oras tan”, que é o verbo para telefonar. Aliás, antigamente diziam mesmo dere arame, referindo-se aos fios telefónicos! Mas esta expressão caiu, naturalmente, em desuso. De qualquer forma, será sempre uma voz que não esqueceremos facilmente.

Comment by hau

Tuareg as fotos do gaspar estão em https://mmux.wordpress.com/2007/06/04/gaspar-acordado/ e https://mmux.wordpress.com/2007/06/04/gaspar-a-dormir/
explicações de história ou de qualquer outra coisa que tenham tendência para o absurdo são sempre muito bem vindas ao mmux. obrigado pelos cumprimentos.

Comment by mmux

Hau, registado e vou já mudar. o dere arame é mais um belo exemplar da riqueza visual e da lógica do tétun. diz ao outro para apedeitar o blogue dele.

Comment by mmux

O “ Timor do Norte a Sul” hoje com textos e poems de :

” SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN” escreve sobre Rui Cinaty e Timor-Leste

“Com Ruy Cinatti, em Timor ” de Albano Martins
Este é o endereço do site:

http://timordonorteasul.blogspot.com/

Comment by MGabriela Carrascalão




Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: