muxx


agora sem galinhas
June 27, 2007, 10:08 am
Filed under: AGRONOMIA, EAST TIMOR, TIMOR LESTE | Tags:

basil

timor é sem dúvida um país rural, com a enorme maioria da população a depender de técnicas agrícolas rudimentares, da falta de sementes e variedades melhoradas, a depender da vontade dos bois, vacas, cabras, porcos mais ou menos selvagens, ovelhas, ratos e demais pragas de enorme dimensão quando comparadas com os nossos pulgões. depois as doenças todas – fungos, vírus, bactérias – sem tratamento, a imprecisão da chuva, os solos fracos sem árvores e sem adubos, a deterioração das encostas queimadas das montanhas e dos leitos das ribeiras que vão secando por falta de infiltração a montante.

todos estes problemas foram parte do meu trabalho para o desenvolvimento em timor, incluindo encontrar soluções e socializar os prejuízos causados por técnicas agrícolas de subsistência devastadoras. mas nenhum, no que diz respeito às minhas tentativas pessoais de sobrevivência com pelo menos algumas coisas muito boas que os supermercados todos em lisboa têm, nenhum dos problemas se compara a um: as malditas das galinhas.

foram elas que me comeram e esgravataram pelo menos três ou quatro tentativas de horta. primeiro era porque não tinha vedação, o que se mostrou logo um erro absurdo. depois porque fiz a vedação mas a mãe galinha sabia voar e saltava-me lá para dentro. depois nasceram o raio dos pintos que passavam pelos buracos da rede atrás da mãezinha. depois, para minha felicidade cresceram e ficaram grandes demais para passar. claro que, estúpido, pensei que tinha os problemas resolvidos e toca de semear tudo outra vez. depois, os pintões passaram a semi galinhas e começaram a voar. e pronto. comeram-me a terceira tentativa de horta. fiz uma outra tentativa, com rede mais fina – até já pensava apanhar as galinhas do vizinho e cortar-lhes as asas (ocorreu-me que não se escapavam dos outros animais todos que lhes atentam a vida cá na ilha) – veio uma chuvada, vieram as 7 ou 8 galinhas e foi tudo outra vez.

saí dezenas de vezes a correr de casa a enxotá-las. levantava-me de um salto da cama às seis da manhã porque as ouvia a piar de contentamento enquanto propagavam o caos na minha hortita. desisti.

mas, mudei-me para um apartamento no primeiro andar onde as galinhas não chegam. é com grande contentamento que vejo o basílico – parece que em português será mangericão – a salsa, os coentros, a rucola, e outros condimentos que não se compram por cá, a crescer rapidamente. olho-os com bons olhos, todos os dias como um verdadeiro agricultor que nunca conseguiu fazer nenhuma planta vingar. em todas as visitas à varanda tenho esperanças de que seja desta. volto para casa sempre com um bocado mais de contentamento e a sonhar com o bacalhau à braz cheio de salsa acabada de apanhar, a massa cheia de mangericão, as saladas de rucola, a açorda com coentros! as amêijoas!!!

vivo, desde que mudei para o apartamento, com muito mais esperanças agro-gastronómicas. e sem barulho de vacas, porcos e as outras ruidosas pragas que me atormentavam o sono e a horta. acho que sou, definitivamente, um gajo urbano.


5 Comments so far
Leave a comment

Caros leitores do mux, não acreditem! Isto é uma fotomontagem! Nitidamente!

ps:. acho que te vou oferecer uma galinha no teu aniversário!

Comment by ordep

Ele há grandes agrónomos!!

Comment by Cervejas

Estou muito orgulhosa de ti, parabéns pela tua cultura! a historia dos pintoes está o máximo! Beijos de fuerte, hoje depois de +- 2 anos está um dia de calor daqueles que tu sabes. beijinhos grandes cheios de saudades!

Comment by Rafa Statt

beijos também fuertense. espero que não apanhes grandes escaldões com tanto sol.

Comment by mmux

[…] agora para os malvados galináceos que tantas tentativas hortas me destruíram, que voem o que voarem à varanda do mmux é que eles […]

Pingback by mux




Leave a Reply

