muxx


Oecusse Tang Tang Bintang preliminary trip
July 17, 2007, 11:54 pm
Filed under: EAST TIMOR, OECUSSE, TIMOR LESTE | Tags:

A excursão saiu do aeroporto de Dili às 8:30 no helicóptero para o Oecusse. Conforme o briefing do piloto russo, demorámos 45 minutos e não pudemos fumar. Voltei no mesmo voo em que parti há um ano e duas semanas atrás – na altura a pensar que seria uma partida definitiva e a levar comigo o que restou como “mais valiosos pertences” para ser evacuado do país – a ver as tão conhecidas montanhas pelo caminho e a pensar num passado não assim tão distante em tempo mas absolutamente diferente em forma, imaginar-me no que tive que ser como resultado da adaptação a um sítio tão especial, ver-me agora relaxado na dureza de ser e estar porque em díli não é precisa e em oecusse, para apenas passar um fim de semana, também não. Passei a viagem, a chegada e o primeiro dia inteiro num frenesim emocional – alegria de ver caras e sítios não só conhecidos mas muito especiais e expectativas de recepção, que não foram de todo goradas.

Aida em Oecusse

Aterrou o helicóptero e um dos passageiros, o senhor Capito, que por sua vez esperava para vir para dili e que eu nunca tinha conhecido na vida, ofereceu-me a sua casa para o fim de semana. Espirito do Oecusse, pensei. Incrivelmente era a mesma casa onde tinha já passado muitas tardes de sorna a conversar com o casal Twagiramungo e o seu rebento – acho eu que agora andam por italia. A senhora Aida da fotografia de cima ainda lá trabalha e tratou-me como se fosse um familiar reaparecido e que ela não pensava mais ver na vida. Os outros, amigos, colegas de trabalho, conhecidos, reagiram da mesma maneira e isso deixou-me ainda mais alvoroçado. Parecia que afinal a vida passada naquele sítio tinha criado raízes fortes e deixado marca. Para mim a experiência de vida no enclave humano sempre foi parte essencial do que sou, um ano depois, e serei.

por do sol em oecusse

familia do goris

Claro que o enclave, sendo tão humano, se mudou com a saída de alguns bons amigos. Relembrei-os a todos, falei deles, dos filhos, de onde estão e do que fazem. Percebi que cada um deles contribuiu com muito na vida de partilha que levávamos – isolamento partilhado, alegrias por haverem abacates à venda no mercado partilhadas, abacates partilhados, fortalecimento mútuo para resistir às intempéries da vida partilhado, praia partilhada, refeições partilhadas, paisagens partilhadas, ilhas lá longe partilhadas, visão da ilha da nona – mulher deitada – sempre lá à frente a acompanhar o pequeno almoço partilhada quando as nuvens queriam, baleias a passar partilhadas, compras em díli partilhadas.

ilha da mulher deitada

mercado de padiae

Sábado, depois das visitas todas feitas e do trabalho acabado, começou a Oecusse Tang Tang Bintang preliminary trip. A excursão praia de lifau para (re)ver onde chegaram os portugueses, deu tempo para no caminho fazer conversa com os oecussianos que são o melhor do enclave, e por passeios por Padiae em direcção à fronteira com a indonésia. Os excursionistas foram depois ver os vulcõezitos ali ao lado do posto de fronteira, com direito a atravessar “a salto” do lado timorense para o lado indonésio que é onde estão os vulcões maiorzitos e a espreitar para dentro dos vulcões à espera de ver não sei o quê de especial.

monte cutete

lifau

vulcaozito

O resto do tempo gastou-se em mergulhos, pores do sol, jantares e bintangues. À volta para díli pareceu-me ter estado muito tempo longe de timor de todos os dias. Fiquei com vontade de voltar e reconfortado por ser não só um gajo urbano – como dizia num post de há umas semanas atrás – mas um que tanto é urbano como vive em enclaves remotos de ilhas já de si remotas. Uma espécie de contentamento de prueva superada.

helicoptero para dili

Resta dizer que a próxima excursão deverá partir para o enclave por volta do dia 11 de Agosto para participar no festival.


11 Comments so far
Leave a comment

Nuno, fez-me bem fez-me mal entrar neste teu blog. Tudo tem a delicadeza e força tuas. Ver e ler tudo o que expões me leva a mim mesma, algo do Timor que nos compõe a todos e é, por derradeiro, substancial. Sempre com Timor na alma e na pele, alteramos, para sempre, o conceito do que conhecemos por saudades….
beijos
Dora

Comment by Dora

Narrativa e fotos fantásticas!!! Especialmente a tirada do heli. Muito bom :)

Comment by Teresa

Obrigada….

Comment by Rosa

Dora, bem vinda, Teresa obrigada, Rosa não tens de quê. de vez em quando é bom escrever um post mais lamechas para aumentar a paticipação das senhoras. questões de género.

Comment by mmux

Falei de ti, hoje, para um brazuca que está a arrumar malas para ir viver Timor. Obrigada pela permissão de participar desse jovial grupo, ora pois. Senhoras são mais q género… são generosas. beijinhos
Dora

Comment by Dora

i can’t read the blog but i love the pictures :D

Comment by brightlightwarriornika

Prueva superada, como en el Gran Juego de la Oca?

Comment by PrimaNocte

Não sei se é orgulho, inveja, deslumbramento ou admiração…

Comment by a2mar

Nuno, querido, parabéns pelo aniversário que, já soube, devidamente e intensamente comemorado. Vá lá, mais velho e mais sábio!! beijos brasileiros
dora

Comment by dora

Oi Nuno, Vê lá que numa tarde de domingo sem fazer grande coisa em casa, deu-me a saudade de Timor e de tudo o que isso incluía que me pus a jingar na net e fui encontrar-te à porta de minha casa. Espetacular e já agora obrigado.
diz-me por onde andas quem sabe se nos encontraremos.

Comment by Ludovico Capito

Agradeço se me podem dizer o nome da ilha conhecida por “ilha da mulher deitada” e que se avista do Uecusse. Estive em Timor dois anos (1969 e 1970) em Atsabe, balibó e Atabai e de Atsabe também se avistava aquela ilha. Obrigado Rolin Moleiro

Comment by Rolin Moleiro




Leave a Reply

