muxx


Toma!
August 19, 2007, 11:44 pm
Filed under: AGRONOMIA, EAST TIMOR, TIMOR LESTE | Tags:

varanda

riu-me agora para os malvados galináceos que tantas tentativas hortas me destruíram, que voem o que voarem à varanda do mmux é que eles não chegam para escarafunchar na horta. olho com consolo para as deliciosas plantinhas a que nem a praga dos gafanhotos deste ano chegou. como, com prazer multi-redobrado, sandes de queijo e rúcola, sabendo que serão estas umas das únicas folhinhas que crescem no sudeste asiático entre as latitudes de bali e a de darwin. saboreio calmamente e durante extensos minutos, quase numa paranóia tântrica, o delicado sabor da rúcola que me relembra dos manjares italianos e que não tem paralelo nos vegetais asiáticos. o basílico, ou manjericão, dá-me quase a mesma qualidade de prazer, mas cresce melhor, dá mais folhas e existe em mais casas de díli, o que lhe rouba parte do encanto.

a experiência varandícola trouxe também uma oportunidade para os visitantes do mmux partilharem os seus agro-conhecimentos: um português diz que a hortelã quer muita água e que se se enterrarem alguns dos rebentos estes ganham raízes e tornam a planta mais vigorosa, o que é verdade; uma italiana que veio do sudão diz que o nome português piri-piri é igual à designação em arábico; uma australiana diz que um remédio preparado com alhos é bom para dar cabo dos aranhiços e demais insectos que atacam as plantas, o que ainda não sei se funciona.


7 Comments so far
Leave a comment

apesar de nao responderes aos apelos lançados a horas tão delicadas, eu que sou uma pessoa boa boa que faz o bem sem olhar a quem devo dizer-te que se comprares um saquito daqules que se vendem na lita de coentros e os espalhares assim neglige no vaso na epoca da chuva, eles rebentam e crescem num instantinho.

Comment by greatcraftdisaster

mmmmm…. rucola e quantaltro mi stanno facendo tornare il sorriso, che pi la rucola in realtà non mi piace, ma non importa, è pur sempre tipicamente italiana e così la mangio lo stesso… qualche idea sulle condizioni del basilico a casa mia?! nel frattempo un bacione

Comment by vale

Lembraste-me a rucola e tenho comido umas saladas maravilhosas, cheias de parmigianno e vinagre balsâmico, feitas por mim, em casa.

Comment by tiça

Ao “poster” das “08.23.07” (acho giro isto ir aos segundos….!!!):
nao acredito que saibas fazer saladas maravilhosas… convida-me para jantar para eu puder comprovar isso!!!!!!

Comment by T.

vou fazer o mesmo hoje! beijinhos

Comment by mmux

Claro que faço saladas maravilhosas! e não acreditas porquê?!!

Comment by tiça

Mais nao digo. Aguardo convite!! Mil beijos para ti!!! OHHHH GUIIIIII !!!!

Comment by T.




Leave a Reply

