muxx


só para dizer que estou longe dos terramotos
September 16, 2007, 11:37 am
Filed under: BON VOYAGE

a ásia é grande e fértil em desastres naturais. além disso em férias às vezes não tenho roaming e outras não vou à net ver emails. valeu-me o blogue para me atrair ao computador e dei com algumas mensagens tipo “telefona à mãe que ela está preocupada por causa do terramoto” “estás aonde?” “ainda bem que vi o teu blogue e percebi que estavas longe…”. pareceu-me e continua a parecer-me que “na ásia” tende a ser abstractamente pequena para os europeus. quero dizer, se houver um terramoto na indonésia, mesmo que seja “massivo” como li hoje nas noticias, não quer dizer que se sinta na tailândia ou em timor, porque “a indonésia” tem mais ou menos 5200 km entre Aceh e a Papua. e de sumatra para dili sao 2600 km, ao passo que de sumatra para bangkok sao 2500. falamos em linhas rectas.

para a realidade europeia, em que um país pode ter 300×700, distâncias na ordem dos milhares querem dizer uma coisa diferente. em linha recta querem dizer que, e se o google earth não me enganou, eu teria que enviar emails de preocupação para os amigos e familiares em portugal de cada vez que qualquer coisa acontecia no Kazaquistão, no Irão, na Arábia Saudita, no Sudão, no DRR Congo, na fronteira norte de Angola, quase quase no Brasil, quase em Nova Iorque e um bom bocado para trás do Polo Norte. e mesmo se falarmos de uma distância de 2500 km, como era o caso de sumatra-bangkok, ou sumatra-dili, seria o mesmo que de lisboa à polónia, passando toda a espanha, frança e alemanha, ou de lisboa ao senegal, atravessando marrocos e a mauritânia.

comprova-se novamente a teoria de que a toda a hora e todos os dias acontecem catástrofes na ásia. na grande ásia. e que de todas as vezes que saio de férias para um qualquer destino por estas bandas acabo por causar alguma ralação lá em casa. uma das vezes, no laos, aconteceram 4 grandes desgraças – bomba em bali, tufão no vietname, cheias “massivas” por todo o sudeste asiático, terramoto na China. no período de duas semanas em que eu não tinha roaming.


4 Comments so far
Leave a comment

E deixo aqui a noticia, após confirmação com o proprio mux, e a pedido do próprio, que ele se safou do acidente de aviação na Tailandia.

Um abraço, andes tu por onde andares!

Comment by ordep

Mesmo tao longe sentimos-te tao perto!!! E essas preocupacoes nao sao vindas de ignorancia geografica mas do facto de muita gente (toda a gente) gostar de ti. Olha la… ias dentro do aviao da Thai que caiu em Pukhet??? Conta-me tudo… afinal de contas estas na Asia!!!

Comment by T.

Pá próxima bem que podes andar na crista do tsunami q nem um sms!!!!!

Comment by a2mar

o avião não era da Thai, era da One-Two-Go…
a2mar, pois, ficarei assim privado de MILHARES de SMSs que recebo de portugal!! não sei se conseguirei viver sem TANTOS smss que me costumas mandar! o último deve ter sido nos anos, em Novembro!

Comment by mmux




Leave a Reply

