muxx


Casas para velas
October 26, 2007, 9:00 am
Filed under: EAST TIMOR, TIMOR LESTE | Tags:

blog-velas.jpg

sinceramente não sei se é a electricidade que tem faltado mais vezes nas últimas semanas ou se o martírio é o mesmo de sempre só que desta, como o gerador cá do prédio tem andado avariado, também me toca a mim dar por isso. certas são duas coisas. uma é que tomar banho seja de manhã seja à tarde é uma aventura – a disponibilidade de água está, neste país, intimamente ligada à disponibilidade de electricidade. hoje por exemplo acordei preocupado porque tinha duas reuniões às 8 e não sabia a qual deveria faltar, e uma outra às 8 e meia muito importante que ainda iria cortar a reunião “escolhida” por metade. passou-me a ralação quando percebi que nem havia luz nem água. vai de telefonar à joana, vai de agarrar em toalhas e roupas interiores e t-shirtes lavadas, vai de agarrar na escova dos dentes e acabar a tomar o duche na casa dela. acabei por não conseguir chegar a tempo a nenhuma das reuniões das 8. à tarde a mesma fita. tarde não, noite, que para bem da verdade já não saio “à tarde” do escritório há umas semanas. chegar a casa e electricidade ou água la’e iha.

a segunda coisa certa é que uma casa com gerador não está feita para ser vivida com velas. ninguém sabe onde elas estão, nem se há, nem onde é que andam os fósforos, e demora-se a pensar que os bicos do fogão são a solução. a cangalhada está arranjada de maneira que os megawates das lâmpadas eléctricas alumiem qualquer cantinho e o transformem, do mais claro ao mais escuro, num potencial buraco negro que suga coisas importantes em noites de cortes de electricidade. uma casa feita para ser alumiada por velas à noite não é nada assim. tem sítios para fósforos, lanternas, velas e o bico do fogão está sempre a vir à baila. tem coisas arrumadas por grupos, por ordem de importância para ficarem mais à mão em caso de necessidade. tem cantos guardados para leituras onde um se possa rodear de castiçais improvisados. mais, não perde em beleza e vida por ficar privada da maravilhosa luz eléctrica.

estas casas, como a minha agora, perdem bastante. não se vê nada.


4 Comments so far
Leave a comment

Da proxima vez ja sei que tenho de ter cafe prontinho para te receber. A cafeteira funcionou a noite… acho que foi mesmo so para continuares a ter um fantastico inicio de dia.

Comment by joana

Podes sempre comprar aqueles candeeiros que têm uma bateria recarregável, e duas luzes, uma branca, que dá para tudo o que se precise de ver muito bem, e uma amarela, que dá um melhor ambiente…

Comment by hau

ou entaso podes ir para… o Vasco!!!

Comment by T.

Olá caro amigo!
Infelizmente, agora, a palavra de ordem em TL é:”la´e iha!”.
Um abraço.

Comment by Luism




Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: