muxx


o principio do solsticio
June 23, 2008, 8:58 pm
Filed under: BOLIVIA, La Paz | Tags:

desde a aterragem, com gente a vomitar e a receber oxigenio – eu aguentei-me – ate à paragem que os meus novos colegas Horacio e Abad fizeram para me mostrar a cidade com as montanhas nevadas ao fundo e o sol a levantar-se entre elas, que deu tempo para me convencer de que isto da bolivia ia correr bem.

depois vim para o hotel, que tem piscina aquecida e jacuzzi, fui passear ao El Prado que é aqui ao lado e fiquei extasiado com o que vi. gente andina, mulheres de chapeu de coco e saias rodadas, musica bonita, coisas bonitas a venda, cafezinhos, restaurantes. e a velhinha das danças! que me vai ficar na memoria como uma fotografia. estava a dançar no meio de uma data de gente que aproveitava os raios de sol do primeiro dia do solsticio de inverno – cá. era pequenina, tinha o seu chapeuzinho de coco, a saia rodada cor de salmao, uns coletes e camisolas azuis claros, umas meis pretas e uns sapatinhos pretos. e era emocionante ver a alegria serena com que ela balançava o corpo e dava tao ligeiros passos de dança, a fazer rodas com a saia quando a musica ficava mais intensa, a inclinar a cabeça e pôr as palmas das mãos uma junto da outra quase ao lado das orelhas. e ri-se enquanto fazia isto, como se não houvessem anos que tivessem passado por ela. e as outras faziam os mesmo, nao eram era tao impressionantes.

mais acima no mercado de rua estavam uns gajos todos mamados da cabeça, velhos, a mascar e a ler a sina com folhas de coca espalhadas em cima de um pano. depois era nas folhas que adivinhavam a fortuna da clientela. ao lado do paninho tinham um queimador de folhas, continuamente a fumegar, para que o futuro se lhes mostrasse mais viçoso.

o El Prado tem museus – um dia destes tenho que fotografar isto tudo, mas ontem era cedo – cafes, bancos, hoteis de cinco estrelas, farmacias abertas 24 horas, cinemas, e muita gente com um ar feliz. o mercado de domingo esta cheio de organizações sociais para mulheres e crianças a vender artesanato e livros, hare krishnas, curas naturais e ate os travestis têm a sua banquinha.

quando voltei ao hotel, que andar a esta altitude cansa bastante, li os jornais de domingo. bons, muito interessantes, todos a falar do que se esta a passar agora na bolivia e nos paises a volta. fiquei contente, um sitio em que se pode trabalhar, ter acesso a coisas interessantes, e jornais a falar de geopolitica e com cadernos culturais.

como ainda nao me habituei a altitude nao dormi nada. cada vez que estava quase quase a adormecer acordava com um salto e a inspirar fundo como se nao houvesse ar dentro do quarto. diz que isto passa em dois ou tres dias.


4 Comments so far
Leave a comment

Caramba!

Comment by ordep

Maravilha!!! Mereces…. é bom viajar contigo… hihihi continua… aqui como está tudo igual sempre há estes momentos de evasão… Beijo.

Comment by Anonymous

é aproveitar enquanto os ares da montanha me mantêm inspirado. beijos.

Comment by mmux

Fico contente por teres ficado ‘positivamente’ surpreendido!Beijinhos

Comment by Anonymous




Leave a Reply

