muxx


LWA DO NATAL
December 26, 2008, 9:31 am
Filed under: ESPIRITO DO NATAL, HAITI, Port-au-Prince

véspera de natal e o escritório cheio de gente, que trabalha como se fosse outro dia qualquer. não está ninguém com pressas para as compras, ninguém fala em planos, ninguém vai de viagem. os filipinos e a mauriciana telefonam às cinco da tarde, dizem que vão jantar fora, se eu quero ir também. – sim, vou só dormir uma sesta e às sete encontramo-nos aqui.

e a consoada começa. no mosaik um come caril de camarão, outro pede o peixe do dia, a moça escolhe um sashimi e o último prefere os bifes com batatas fritas. “tá aqui uma ceia” – olhe um rum sour faz favor – dois – três – quatro “bem, todos bebem, não devem ser muçulmanos. nem sei a religião destes gajos. também não me importa”. alguém pergunta a um dos filipinos – e a tua mulher, não veio? – não, diz que lhe doía a cabeça, deve ser ainda do jetlag, ficou-se por casa e deve estar no skype. vêm as sobremesas, boas, para acabar a comezaina em beleza. conversas civilizadas. vamos? vamos.

o restaurante não é longe da igreja católica. às onze da noite ainda estavam as lojas abertas. as portas da missa do galo abriam-se para os fiéis, bem vestidos, muitos e muitas com chapéus de pai natal da cabeça. muitos e muitas neste país quer dizer multidões de muitos e de muitas, metade de barrete. “lindo, os do azeite deviam fazer aqui o anúncio para o ano que vem, iam ver o fartote”.

e pelas ladeiras abaixo as ruas continuaram cheias de gente, as vendedoras sentadas no chão com os ananazes e as tangerinas e os sapatos como se não fossem mais que nove da manhã. nem sei quantos bailes passámos, uns quatro ou cinco, todos plantados no meio dos cruzamentos principais. buzinadelas, gente a dançar a toda a volta do carro, meio despida – o natal aqui é sempre assim? – não, o ano passado foi bastante parado. fogos de artifício. fogos de artifício. foguetes. fogos de artifício. – estes gajos são malucos… olha, este está a vender fogos de artifício no semáforo.

como a varanda é alta dá para ver a cidade toda. ouviam-se as músicas e a gente por todo o lado. é certo, ouve-se sempre gente nesta cidade, tapada pelas árvores. mas ontem era mais. adormeci. de manhã o dia apareceu calmo como nunca tinha visto, sem barulho, nem trânsito e às oito e meia só se ouviam os pássaros. e às nove a campaínha. a campaínha? – quem é? – a senhora que limpa a casa e que só fala crioulo e diz pelo meio Madame M e casa e duas ou três palavras que o Messieur pode reconhecer. – bon ju, madame o que é que está aqui a fazer hoje? a limpeza é às segundas às quartas e às sextas, e para mais hoje é dia de natal! – c’est ça, hoje é dia de natal, por isso vim limpar arrumar a casa. c’est ça. – humm, c’est ça. merci. “vá um gajo entender esta gente” – quer café, madame?

blog_chrxm01

blog_chrxm02

blog_chrxm03


3 Comments so far
Leave a comment

não haverá a tradição de uma ofertazita de Natal? certo era isso que a sra foi à procura…

Comment by carla alexandra

não sei, não percebi nada do que ela disse. mas por via das dúvidas dei-lhe presentes e também lhe dei roupa suja para ela lavar. jogar pelo seguro.

Comment by mmux

cuecas?? cuecas tuas sujas??? Mmux “fait atencion au voodoo”!!!!

Comment by Anonymous




Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: