muxx


o blogue
January 29, 2009, 12:02 am
Filed under: BOLIVIA, HAITI

países frios são muito melhores para blogues. sem pretender fazer uma extensiva caracterização climática das regiões mais indicadas para a produção de blogues, mas com vontade de dizer meia dúzia de balelas para avivar o mmux, achou-se até hoje difícil encontrar melhor clima para blogues do que o de la paz. a altitude, quatro mil e tais metros, não permite aos criadores de blogues mexerem-se muito sem cansar. Mas são os quatro graus negativos a levar toda a gente para casa e a tornar a cidade num deserto gelado assim que o relógio toca as nove badaladas, o factor mais importante para a produção do blogue. a pasmaceira, e outras qualidades de igual categoria, davam ao blogue um terroir especial.

a cultura do blogue é menos viável em climas temperados para quentes, acima dos 23 graus. as regiões com temperaturas médias em torno dos 28 graus centígrados por pelo menos seis a oito meses são as menos productivas.

o blogue é especialmente bom para ajudar a tolerar períodos de seca fria durante o seu desenvolvimento, e tais ocorrências aumentam-lhe a productividade. quando, em seguida a períodos secos frios, sobrevêm os dias quentes e húmidos, não lhe surgem rachaduras na superfície mas o blogue acaba por nem andar nem desandar, o que deprecia de sobremaneira o produto.

pensa-se que talvez a época das chuvas em climas tropicais seja mais propícia ao acto de crescimento do blogue, quando comparada com a época seca, altura em que o blogue e o seu dono têm que fazer enormes esforços de sobrevivência. o mais práctico, porém, é preparar previamente o terreno e fazer o plantio mais tarde, após as primeiras chuvas.

quanto aos solos, os dos países tropicais, dificultam o desenvolvimento aos blogues, tornando-os mal conformados e desuniformes. demonstrado pela ciência está que as terras argilosas, pesadas que se tornam endurecidas nos períodos secos, e pedregosas (e.g. la paz) essas é que são as mais indicadas para a cultura do blogue. mas para qualquer outra coisa mais agradável, tipo fumar um cigarro fora de casa, dar mergulhos na piscina, ir a concertos de jazz, beber bebidas com gelo, cansar-se mais ao fim de semana que durante a semana, ficar horas à conversa, ter um ambiente relax q.b., para estas coisas, essas terras não são as mais indicadas.




5 Comments so far
Leave a comment

De onde copiaste isto??

Comment by T.

Raios parta o TV Rural e o Sousa Veloso, e a quantidade de agrónomos que dali sairam…!

Mas olha… directamente da época das chuvas, e de um solo tropical… mais logo vou fazer um post!

Abraço

Comment by ordep

tu vai mas é de férias…..!!!!!!

Comment by rbeldissima

Tendo em conta as ultimas analizes sobre o desenvolvimento de blogs, dada caracteristicas edafo-climaticas especificas, existe uma correlacao negativa entre a ambudancia de rochas desagregadas arenosas (quanto mais brancas melhores) na linha de costa (vulgo praia)em conjunto com temperaturas medias crencentes (como o nosso colega mmux evidencia) tanto da agua como temperatura atmosferica. Uma forma facil de identificar estes climas para leigos, sera recorrer a fitossociologia, portanto onde virem praias brancas, com coqueiros muito dificilmente os blogues vao crescer… no entanto isto nada diz sobre a qualidade dos mesmos, porque ate hoje ninguem encontrou relacao entre qualidade e clima – tal como uvas e terrenos dificeis, por vezes os melhores blogues surgem nos sitios mais inesperados.

Comment by Monfa

Olha… 5 dias é coisa de se passar bem passar bem aí no Porto-do-coiso-são-tomé-e-prínc’pe. Assim, no embuzinanso, tete-a-tete, arte e crafte, budu, quelle belle plage, livros do GG e comédias afins? Pergunto. É que diz para junho ou julho é capaz de me dar as cócegas e se estiver no miami bitche é só aquele tam tam da air france e voilá!
Pergunto eu… mas à vontade, não vás tu ter casado ou, às vezes, ter ido fumar um kentuky e só vires à loja amanhã.

Abraço,
n

Comment by Nuno Vargas




Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: