muxx


estimada mana
February 23, 2009, 2:35 pm
Filed under: HAITI

olha, escrevo-te para dizer que vou ter que me livrar de uma prenda que tu ou alguém daí de casa me mandou com muito carinho. é um galo de barcelos, dos pequenos. eu até já o achei engraçado, que ele lembrava-me das tardes a passear na baixa. e o bicho já passeou mais que o barcelenho médio, foi à bolívia, a timor e ao haiti. nunca fez barulho, não pesa, não chateia, nunca ninguém deu por ele. bem visto, nem eu mesmo dei por ele, estava alí, e pronto. só de cada vez que mudava de poiso, eu, é que me vinha à ideia metê-lo no caixote e levá-lo também.
pois agora não sei que lhe fazer. tornou-se um fardo pesado demais para um tuga no haiti. um desconforto. a senhora que trabalha lá em casa não o deixava sossegado, todo o santo dia a mademoiselle virava o galo de patas para o ar. ou isso ou escondia-o atrás de qualquer coisa. e eu, o banhista, lá ia pondo o galo no sitío dele, sem nunca pensar no assunto. até que um dia me pareceu aquilo um bocado demais e pus o galo no sítio dele, afastei toda a traquitana que podería mandá-lo ao chão, tirei todas as possibilidades para que o bicho “caísse” outra vez. e zás! à noite lá estava ele escondido atrás de um livro. pensei: temos pôrras. ou isso ou voudous.
comentei com umas pessoas, assim como quem não quer a coisa, assim tipo: olha que estranho, o galito está sempre de patas para o ar, blá blá blá, a senhora parece que tem medo dele, blá blá blá, nem sei se já me livrava era do galito. e dizem-me: deixa-me ver o galito. mostrei-lho. – epá… isto não é nada bom. este galo é preto… e tem corações vermelhos pintados… possas… por isso é que ela o esconde, que os galos pretos são um símbolo agoirento para os voudouzeiros e este, epá… este tem corações pintados, o que quer dizer que está vivo, e que se podem mandar maus olhados e o diabo asséte por ele…
e eu livrei-me do galito, logo, assim que passaram dois minutos e alguém disse que era giro e que o levava. e pronto. mas agora voltou, chegou-me à secretária outra vez… e não consigo olhar para ele sem ver a anti-taluda, a anti-ferradura, ter um friozinho no estômago. por isso, e embora muito tenha apreciado quando recebi a prenda, vou ter que me livrar dele. só não sei como, não vá o cabrão do galo aborrecer-se… só para não estar a fumar um cigarro debaixo da árvore ao lado do escritório a pensar – queres ver que um dia destes levo com uma manga nos cornos…


6 Comments so far
Leave a comment

podes sempre mandá-lo de prenda a alguém (sugiro a tia isabel), que assim o bicho não se deve ofender e há-de ser bem recebido! Pra mim não mandes se não ia ter uma trabalheira para arranjar espaço no meio das estatuetas asiafroaméricas que me vais deixando ou mandando cá pra casa!Se bem que devia fazer ‘pandam’ com o sr. da fortuna boliviano.
olha, faz como te apetecer, desde que ele nao me apareça aqui outra vez (isso sim seria voudou)

Comment by a2mar

dá-o à mádemoiséle. pede para ela tratar do bicho. ela já disse alguma coisa em relação ao meu assunto? eu continuo à espera…

Comment by carla alexandra

carla, és uma génia!!! foi isso mesmo que fiz, disse-lhe “mademoisella, este bicho, não sei se no haiti é coisa boa, mas lá na minha terra é muita fixe. olhe, dou-lho, tome” e ela agradeceu. fiquei a pensar que agora sou capaz de encontrar tudo o que a mademoisella gostar virado de pernas para o ar (tipo o shaker da shanghai tang).

Comment by mmux

Poxa, esse Galito estava presente em Natar – Bora, nas horas do Tek-Tek?
E estava presente quando apanhaste dengue em Dili?
e Estava presente quando o carros se avariou?
Pensa nisto e ve a praga que deste a senhora!
Deixa-o com uma nota de 500 dolares haitianos em cima de um muro qualquer, a ver quem lhe pega.

Comment by monfa

tu tens um shaker da shanghai tang???

Comment by T.

shaken and stirred by chinese…

Comment by mmux




Leave a Reply

